Museu Nacional de Arte Antiga
National museu of ancient art, Lisbon.
Nuno Gonçalo Çalo Salo
Saint Vincent Panels - Wikipedia
Um sinal, um simbolo, um elemento evoca uma história.
Os painéis apresentam-nos um agrupamento de personagens individualizadas em torno da dupla figuração de São Vicente. Uma solene e monumental assembleia representativa da corte e de vários estados da sociedade portuguesa da época. Embora permaneça problemático na ausência de testemunhos da sua criação o pleno entendimento da intenção e significado da obra deve estar assim associado a uma dupla função votiva e evocativa dos triunfos guerreiros da dinastia de Avis no norte de Africa. O painel dos frades é o primeiro painel representado á esquerda, Nele estão representados membros do clero regular, parte do clero onde se incluem monges e frades, Em suma, nesta facção do clero incluem-se todos os religiosos praticantes do clacisismo. No painel dos pescadores é o segundo painel a contar da esquerda, nele estão representados pescadores, ou seja membros do povo anonimo, raramente representados em obras desta época. A imagem central, o painel do Infante, reveste-se de mistério. Pensa-se representar São Vicente, retratado noutros quadros do mesmo autor como podemos ver. Contudo a simbologia presente não se adequa a tal personagem religioso nem a nenhum outro. Para alguns representa Portugal ou seja a essência espiritual da nação. Nas mãos carrega um livro religioso, cujo as palavras carregam a autoridade de Deus que é investida na figura que ante ele se ajoelha. No painel seguinte em simetria com o lugar de Dom Afonso V do painel do infante, está agora um homem mais envelhecido, ar tristonho ajoalhando-se em penitencia. Dom Afonso v africano que atraisou a herança de Avis que combatera e provocara a morte de seu tio, Dom Pedro e que acabaria os seus dias arrependido de todos os seus erros enquanto rei. Aos seus pés uma corda enrolada representando a unidade da nação ameaçada pelas excesdências excessivas á traidora casa de Bragança, bem com pelas derrotas militares em Castela. O painel dos cavaleiros é o quinto painel e representa quatro homens de branco de fundo e quatro cavaleiros coloridos na frente. Suspeita-se que representa os quatro filhos mais novos do rei El Rei Dom João I. Outro aspecto bastante bizarro aqui representado é que este todo este painel representa possui um character cristão, mas o livro que se encontra aberto e que é legível trata-se da bíblia Hebraica segurada por um suposto judeu. Esta é uma das obras mais importantes da pintura portuguesa, reconhecida também a nível internacional. Os seus mistérios já despertaram a curiosidade de muitos se serão totalmente resolvidos não se sabe mas certamente serão sempre um desafio para os historiadores e críticos de arte.
Vicente Saint Vicent Panels representation
Uma obra universal, que transcende o tempo e a contingência, o significado, as questões em aberto, os mistérios, o tempo, o espaço, o lugar.
Interpretações sobre a autoria e obra de Nuno Gonsalves.
Uma veneração coletiva a São Vicente, o santo protetora de lisboa e o santo protector das cruzadas portuguesas..
Arte
O poder que uma palavra tão curta de letras mas grande significado pode ter, a palavra arte.
Escola Preparatória de Massamá
Disciplinas de História e de Desenho
Prince Henry the Navigator - Wikipedia
Castelo - Rio - Largo do Carmo - Museu
Cruz Vermelha Portuguesa 5 - Largo 9 de Abril / La Lys - Janelas Verdes
National museu of ancient art, Lisbon.
Presidente da Camara Municipal de Lisboa
Com o patrocínio da Camara Municipal de Lisboa
AMARELO
ARTISTA E PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE LISBOA E ARREDORES
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Beduíno
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